LMS é abreviação de Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem).
Aprendizagem, porque você a usa para oferecer cursos de educação ou programas de treinamento.
Gestão, porque ajuda a organizar estes cursos (criá-los, alterá-los, atribuí-los aos alunos, classificá-los, etc).
Sistema, por último, mas não menos importante, é apenas uma palavra extravagante que se traduz em “software”. Um LMS é um programa de computador.
Assim como o Word ajuda você a escrever documentos e o Gmail ajuda você a gerenciar seus e-mails, um LMS é um programa de software que ajuda a criar, gerenciar e oferecer cursos de eLearning.
Um LMS é o “motor” que alimenta eLearning, e na forma mais comum consiste em duas partes separadas:
- Um componente de servidor que executa a funcionalidade principal (criação, gerenciamento e fornecimento de cursos, autenticação de usuários, fornecimento de dados e notificações, etc.)
- Uma interface de usuário que funciona dentro de seu navegador como uma correia fotorreceptora (como Gmail ou Facebook), que é usada por administradores, por instrutores e por estudantes.
Quem usa um LMS?
Qualquer pessoa que está fazendo eLearning está usando um LMS – e isso inclui muito mais do que apenas instituições educacionais.
Para dar uma lista não exaustiva:
- Empresas de todos os portes, desde grandes empresas multinacionais até pequenas e médias empresas.
- Organizações, desde as Nações Unidas até sua cooperativa local, incluindo Organizações Não-Governamentais e organizações sem fins lucrativos.
- Agências governamentais e governos locais.
- Instituições educativas tradicionais (escolas, universidades, faculdades).
- Online e instituições de ensino baseado em eLearning (escolas online de Khan Academy para Lynda.com).
O que eles estão usando um LMS para?
Um LMS pode ser usado para todos os tipos de atividades de aprendizagem (é por isso que eles colocam o “L” no acrônimo, afinal). Mas também é uma ferramenta de negócios inestimável, que foi abraçada por empresas e organizações grandes e pequenas.
Aqui estão alguns dos casos de uso mais comuns para uma plataforma LMS:
Treinamento de funcionário
A necessidade de treinar novos funcionários ou ensinar novas habilidades aos funcionários existentes é uma constante, se você é uma companhia de seguros, uma fábrica de scooters, um hospital ou uma organização governamental.
Com um LMS, você pode reduzir os custos e eliminar as interrupções de negócios associadas à aprendizagem tradicional, permitindo que seus funcionários estudem o material on-line e em seu próprio ritmo.
Com eLearning, as empresas não só gastam menos dinheiro e esforço em comparação com o fornecimento de instrutores especializados para dar seminários convencionais, mas também obter melhores insights sobre o progresso de seus funcionários com monitoramento integrado e ferramentas de relatórios.
Orientação do funcionário
A tarefa mais importante de onboarding um novo contrato pode ser automatizada e tratada facilmente por um LMS.
Você ainda recebe cumprimentá-los e dar-lhes um passeio ao redor do escritório, mas todo o resto eles podem estudar em seu próprio ritmo (e referir-se a ele, sempre que eles precisam).
Um curso onboarding pode incluir todas as coisas que ninguém presta muita atenção (a mensagem do CEO, a história da empresa, etc), bem como o detalhamento importante de seu papel e responsabilidades, informações sobre oportunidades de avanço de carreira e benefícios.
É também um bom lugar para educar seus novos contratados do código de conduta dos funcionários da sua empresa, diretrizes de privacidade e políticas de raça/assédio sexual.
Retenção do conhecimento
Treinar seus funcionários é uma coisa, mas aprender com eles também é importante. Um programa de retenção de conhecimento garante que valiosas habilidades, técnicas e informações permanecem com sua empresa quando seus funcionários saem ou se aposentam.
É também um bom ajuste para uma plataforma LMS, como você não quer que essas informações valiosas para apenas sentar em algum sistema de gestão de documentos que ninguém nunca verifica, mas para tê-lo disponível em todos os momentos para treinar novos funcionários ou pessoas provenientes de outros departamentos .
Educação
Por último, mas não menos importante, um LMS é um bom ajuste para ofertas educacionais gerais (duh!).
Poderia ser uma escola de venda de aulas on-line, uma instituição tradicional de ensino complementar seus cursos em sala de aula, uma empresa de educação de seus clientes, ou mesmo uma agência governamental ou ONG ajudando a educar a população em geral.
Em todas essas formas, e muitos mais, eLearning está aqui para ficar, na medida em que pode ser o próprio futuro da aprendizagem.
Então, o que faz um LMS fazer exatamente?
Um LMS trata da gestão e da prestação de cursos de eLearning.
Demasiado abstrato para você?
Bem, um LMS permite criar conteúdos de eLearning (lições), organizá-los em cursos, distribuir o conteúdo (internamente para o seu negócio ou para um público-alvo mais amplo na Internet), inscrever os alunos nos referidos cursos e, finalmente, monitorar e avaliar seu desempenho (frequência, notas, etc.).
Isso, é claro, é uma descrição de alto nível das características que um moderno LMS deve oferecer – útil como uma descrição geral, ou se você nunca é solicitado que em um concurso mostrar.
Se você estiver interessado em uma descrição mais detalhada, continue lendo, pois iremos analisar todos esses recursos com mais detalhes.
Nesse link você vai encontra um Plataforma EAD mais completa do mercado.
Continue acompanhando nosso blog.