A utilização da solução BPM está mais próxima do que se imagina, pois a mesma pode ser implantada em qualquer ramo de atividade existente, como é o caso das indústrias de energia, negócio caracterizado pela falta de concorrência no mercado, logo segue um caso de uma determinada empresa que presta serviço para fornecedores de energia. Vamos explicar como o BPM pode ser aplicado na Indústria de Energia.
O Diretor da Empresa X é considerado um líder consistente, confiável e centrado nos funcionários, no ramo há 15 anos ele destaca o fato de que, melhorias operacionais constantes são necessárias. Entretanto ele considera que seus colegas de trabalho são bastante relutantes em mudar o status quo, visto que a empresa é fornecedora exclusiva de serviços nas áreas de finanças, compras, RH, e TI, para um conjunto de fornecedores de eletricidade pertencentes ao governo.
A rotatividade de pessoal dentro da empresa é alto, visto que muitos saem depois de alguns anos, com isso novos membros precisam der contratados e treinados com frequência, principalmente pelo fato do ambiente não ser dinâmico, ou seja, os funcionários se sentem reduzidos a funções transacionais, ocasionando em uma diminuição de oportunidades para contribuir em uma mudança organizacional, logo os funcionários mais jovens não gostam da cultura corporativa tradicional baseada em hierarquias e linha de subordinações rigorosas.
A equipe de TI existente se concentra no desenho de uma arquitetura de processos e de modelos detalhados que capturem os processos existentes, assim sendo, a melhoria dos processos atuais não é uma tarefa central, e apesar disso, o repositório da empresa se mostra muito complexo.
Entretanto tais modelos de processo, que estão disponíveis na Intranet, não são observados por uma minoria de funcionários, e quando os mesmos tentam entender, ele tem uma enorme dificuldade para compreender a complexidade das tarefas, eventos, mensagens, dados, etc. Com isso ninguém sabe se os funcionários realmente seguem os processos desenhados, afinal todo o valor do repositório é questionado, pois o processo não possui dono, e os funcionários não conseguem ver o valor na governança de processos.
O Diretor e a equipe executiva da empresa X, a cada dia mais recebem relatos de órgãos públicos que implantaram o BPM com êxito, fato que lhe parece similar, levando-se em conta que os esforços para a construção de um grande repositório estão fracassando, tendo em consideração os elevados custos de seu desenvolvimento e sua subutilização.
Logo se deve pensar, como implantar um BPM de forma inteligente e eficiente, visando à melhoria dos processos dentro de uma organização? A resposta vem primeiramente através de uma avaliação da cultura organizacional, para formular uma integração da gestão da mudança com a gestão de processos, incluindo a satisfação dos funcionários nos modelos de processos, capturando os objetivos e a visão dos processos em cada modelo, tudo isso com técnicas simplificadas de modelagem (palavras-chave da BPMN e montagem de cenários).
Entre em contato nesse link.