O Moodle é gratuito?

O Moodle é um CMS (Course Management System), também definido como um LMS (Learning Management System) que nada mais é que uma plataforma de apoio ao ensino a distância. Este tipo de ferramenta possibilita que os professores criem disciplinas “online” e nelas compartilhem conteúdos em vídeos/áudio/texto, criem fóruns, chats, testes, recebam trabalhos dos alunos, criem wikis e toda forma possível de compartilhamento de conhecimento on line.

A priori a plataforma é open source regida pela licença GNU mas será mesmo que não tem custo?

Para começar a trabalhar com essa plataforma será necessário um computador à disposição, a configuração desse computador vai depender da quantidade de usuários assistindo às aulas, e não se esqueça do link de internet com uma banda alta de upload. Outra opção à instalar o servidor em casa é contratar uma máquina virtual em um datacenter, isso certamente reduzirá a dor de cabeça e o valor gasto mensalmente com banda de internet. Após adquirir o local onde será executado o serviço, tem-se que instalar os pré-requisitos:

  • Apache;
  • Mysql e
  • PHP.

Isso como ferramenta básica. Um gerenciador de bancos de dados seria muito bom também, no caso, se for utilizado o MySQL, utilizar o PHPMyAdmin. Caso opte pela contratação de uma máquina virtual em um datacenter, terá também de instalar uma ferramenta de FTP local como o Filezilla para você subir seus arquivos para o servidor e um servidor de FTP na máquina hospedeira.

Aparentemente isso não parece complicado, porém todo esse processo toma tempo e tempo é dinheiro. Assim como os CMS, existem ferramentas de mail gratuitas que usuários comuns podem instalar em casa, mas a manutenção é tão trabalhosa, e de alguma forma cara, que todos preferem utilizar a ferramenta de alguma empresa como a Google, Yahoo Microsoft e outras.

Supondo que você que está agora querendo começar o seu negócio e não seja um profissional de TI e nem esteja disposto a pagar o salário de um para manter o seu curso on line funcionando? Ou mesmo que seja o profissional de TI, vamos imaginar que não disponha de todo o tempo necessário à manutenção do site no ar, o mais recomendado é que compartilhe esse custo com outros contratando uma empresa especializada nisso.

Entre em contato nesse link.

Continue acompanhando nosso blog.

Vamos conversar?