O que é ECM?

O GED foi introduzido no Brasil pelo CENADEM (Centro Nacional da Gestão da Informação), entidade extinta em 2010. Foi também o CENADEM que introduziu no Brasil o Knowledge Management, Gestão do conhecimento.

A Gestão de Conteúdo Empresarial , também conhecida como ECM – Enterprise Content Management, é o meio formal pelo qual se organizam e arquivam os documentos e demais conteúdos ligados aos processos da empresa, e contempla as fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, limpeza, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento, relacionando os conteúdos com processos de negócio. Logo sua abreviatura ECM foi reinterpretada e redefinida muitas vezes.

Com isso, seu conceito transporta metodologias e tecnologias que permitem a gestão da aquisição, do armazenamento, da segurança, do controle de versões, da capacidade de revisão e controle de qualidade, da distribuição, da preservação e da destruição de documentos e conteúdos, tornando-se a definição oficial do termo em 2000, pela organização internacional AIIM (Association for Information and Image Management).

Entretanto no início de 2008 alterou a definição original da AIIM sobre Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM), acrescentando que, são as estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e oferecer conteúdo e documentos relacionados com processos organizacionais, ou seja, ECM são ferramentas e estratégias que permitem a gestão de uma organização da informação não estruturada, onde quer que a informação exista.

Tal preocupação com a gestão da informação nas empresas, veio da ideia de que, uma vez que a informação é central para o planejamento estratégico, para a gestão, controle, planejamento tático e para a atividade diária, logo a informação é um pré-requisito para a sua atividade, produção e entrega dos seus produtos e/ou serviços e também, poderá ser fundamental para a criação de novos produtos e serviços. Assim sendo, a gestão da informação é amplamente aceita como um dos principais mecanismos pelo qual o desempenho organizacional e eficiência operacional podem ser melhorados.

Com a ECM, as empresas têm, entre outras coisas, a possibilidade de simplificar os seus processos de criação, gestão, publicação e distribuição dos conteúdos, assim como de reduzir os custos de criação, manutenção e produção da informação e utilizando-se de forma mais eficiente os recursos disponíveis.

Pode-se dizer que a ECM pode agir como um maior facilitador de uma gestão do conhecimento sustentável, além de englobar os métodos, estratégias e ferramentas utilizadas para a captura, gestão, armazenamento, preservação e difusão dos conteúdos e documentos relacionados com os processos organizacionais.

As soluções de ECM representam apenas uma parte da solução. As soluções combinam uma série de diferentes tecnologias, incluindo a gestão documental e imagens, gestão de registos, gestão de conteúdo WEB, o acesso e recuperação da informação entre outras. No entanto, a tecnologia por si só não é suficiente para agregar valor ao negócio de uma empresa.

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